Blog Oficial dos Universitários da Região dos Cocais. ( Ciência, Política, Cultura, Economia, Esporte, Social, Gospel, Rotinas Acadêmicas e Variedades) - O Território Cocais - MA abrange uma área de 29.970,40 Km² e é composto por 17 municípios: Buriti Bravo, Lagoa do Mato, São João do Soter, Afonso Cunha, Aldeias Altas, Caxias, Codó, Coelho Neto, Coroatá, Duque Bacelar, Fortuna, Matões, Parnarama, Peritoró, Senador Alexandre Costa, Timbiras e Timon.

sábado, 2 de março de 2013

CIDADE DE CAXIAS(MA): Caxias atrai brasileiros de todo o país


Do G1 MA


Na Região dos Cocais, Caxias atrai brasileiros de todo o país



Oportunidades nos setores de comércio e educação são as mais procuradas.
Série "Maranhão Que Acolhe" fala sobre brasileiros que escolheram o MA.


Na última reportagem da série "Maranhão Que Acolhe", o repórter Laércio Caldas mostra porquê a cidade de Caxias, na Região dos Cocais, é atualmente um dos pólos de atração de pessoas de outros estados. A chegada de migrantes à cidade começou já faz algum tempo.
Seu Edmar Brasil é dono de um restaurante em Caxias. O negócio é resultado de um investimento que ele começou há cerca de 40 anos, quando veio de Fortaleza, CE, à procura de trabalho. “Eu andei em várias cidades do Maranhão, trouxe minha esposa para cá, ela chegou e gostou e preferimos ficar em Caxias mesmo”, contou. “Há 40 anos eu to trabalhando aqui em benefício dessa cidade, sempre procurando fazer o bem”, completou.
O empresário criou os filhos e hoje o empresário se considera um homem de sucesso. “A cidade tem crescido muito para o lado do nosso bairro aqui e tem criado novas empresas e nós estamos confiantes no sucesso dessa empresa aqui através do crescimento da cidade.
Seu Cícero é outro cearense que escolheu o Maranhão para morar. Há 23 anos, ele resolveu sair de Juazeiro porque ouviu falar que Caxias era promissora de muitos negócios. Aqui, ele começou com um pequeno restaurante e hoje é dono de um dos hotéis mais procurados na região.
“Eu acredito que cada dia que passa Caxias tem mais a crescer porque você tá vendo a universidade chegando, as construções aqui a cada dia que passa, vai ter um shopping aqui ao lado, né? Então já é mais uma fonte de recursos, mais investimento para a nossa cidade, né?
Caxias tem atraído muita gente de outras regiões do país. Segundo dados do IBGE, a população do município é de 155 mil habitantes. Deste total, algo em torno de 1.200 pessoas são do Norte do país, 1.700 são do Sudeste ou Centro-oeste e quase 9.900 são do outros estados do Nordeste.
Além do comércio, outro setor de destaque é o da educação. Com estrutura oferecida pelas instituições de ensino superior públicas e privadas, com cursos das mais diferentes áreas. Lucas, por exemplo, deixou a cidade natal dele, Sobral, CE, para realizar o sonho de estudar medicina.
"É difícil por causa da saudade, da questão financeira também, sempre tem que tá contando com a ajuda do pai. É difícil mas é a questão do sonho que você mede, a vocação também, vão me ajudar a vencer esse desafio", contou.
Mas essa vontade de fazer um curso superior pode ser muito mais do que seguir a vocação ou buscar uma vaga no mercado de trabalho. Para ter o nome no diploma, muita gente não mede distância. Danilo também saiu de casa, em Araripina, PE, para estudar medicina em Caxias. Ele contou que no começo foi difícil, mas agora já se adaptou bem à cidade. "Caxias é uma cidade muito boa, e universidade oferece muitos recursos, tem algumas falhas, mas é uma cidade boa, dá pra se aprender muito aqui", disse.
Uma só universidade em Caxias chega a ter quase dois mil alunos. A estrutura oferecida é de ponta, com laboratórios especializados que não deixam a desejar em relação aos grandes centros. Motivos que levam a cidade a se firmar como grande pólo universitário e tende a crescer ainda mais.
"Os pontos que levamos em consideração são a demanda de mercado, a necessidade que a sociedade tem para com a formação e a necessidade que o mercado de trabalho também tem para com absorção desse profissional", disse o diretor acadêmico, Marco Aurélio Alves.
Aos 32 anos de idade, somente agora a caxiense Janekeila Silva teve a chance de cursar nutrição. "Devido à [falta de] oportunidade, que nós não tínhamos aqui em Caxias. A gente tinha dificuldade de ir pra outras cidades. Não tinha como sair por causa da família e do emprego também, aqui na cidade", explicou a estudante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário