COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
A categoria dos compactos cresceu em todos os sentidos. Além dos novos
concorrentes, os carros ficaram mais equipados e espaçosos.
O teste Folha-Mauá reuniu cinco modelos, todos com motor acima de 1.0.
Hyundai HB20 e Chevrolet Onix, que têm pouco tempo de mercado, destacaram-se por
oferecer dirigibilidade e acabamento interno superiores aos dos rivais.
A dupla caiu no gosto do público -cada um teve cerca de 19 mil unidades
emplacadas no primeiro bimestre de 2013. Bem mais que Nissan March (4.266)
Toyota Etios hatch (4.252) e JAC J3 (919).
Esses são os modelos que renovaram o segmento. O "veterano" J3, por exemplo,
tem somente dois anos de mercado.
Ser completo de fábrica (tem até sensor de estacionamento) continua sendo o
trunfo do chinês, mas os rivais entregam desempenho superior e motor flex, só
disponível no J3 1.5 Sport (R$ 37.490), versão recém-lançada.
Próximos em preços e propostas, os hatches testados fizeram uma disputa
equilibrada. O pódio formado pelos modelos mais recentes mostra o potencial de
evolução do segmento.
1º CHEVROLET ONIX
O design não é tão ousado quanto o do HB20, mas o Onix 1.4 também é ótimo de
guiar. O Chevrolet ficou 2s atrás do Hyundai 1.6 no teste de aceleração, mas
compensa com espaço superior ao do rival por R$ 3.000 a menos. O interior é
caprichado e o sistema MyLink vale o investimento. Vence pelo bom
custo-benefício.
2º HYUNDAI HB20
Pequeno e com motor 1.6 (128 cv), o hatch sul-coreano fez os melhores tempos
na pista e mostrou consumo de 1.0: 17 km/l na estrada, com gasolina. Perde
pontos pela falta de espaço no banco traseiro, mas a posição de guiar do Hyundai
é a melhor desse teste. Pela curiosidade que desperta, é o campeão do voto
popular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário