Blog Oficial dos Universitários da Região dos Cocais. ( Ciência, Política, Cultura, Economia, Esporte, Social, Gospel, Rotinas Acadêmicas e Variedades) - O Território Cocais - MA abrange uma área de 29.970,40 Km² e é composto por 17 municípios: Buriti Bravo, Lagoa do Mato, São João do Soter, Afonso Cunha, Aldeias Altas, Caxias, Codó, Coelho Neto, Coroatá, Duque Bacelar, Fortuna, Matões, Parnarama, Peritoró, Senador Alexandre Costa, Timbiras e Timon.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Chevrolet Onix e Hyundai HB20 vencem disputa de compactos

RICARDO RIBEIRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA


A categoria dos compactos cresceu em todos os sentidos. Além dos novos concorrentes, os carros ficaram mais equipados e espaçosos.
O teste Folha-Mauá reuniu cinco modelos, todos com motor acima de 1.0. Hyundai HB20 e Chevrolet Onix, que têm pouco tempo de mercado, destacaram-se por oferecer dirigibilidade e acabamento interno superiores aos dos rivais.
 
 
 
A dupla caiu no gosto do público -cada um teve cerca de 19 mil unidades emplacadas no primeiro bimestre de 2013. Bem mais que Nissan March (4.266) Toyota Etios hatch (4.252) e JAC J3 (919).
Esses são os modelos que renovaram o segmento. O "veterano" J3, por exemplo, tem somente dois anos de mercado.
Ser completo de fábrica (tem até sensor de estacionamento) continua sendo o trunfo do chinês, mas os rivais entregam desempenho superior e motor flex, só disponível no J3 1.5 Sport (R$ 37.490), versão recém-lançada.
Próximos em preços e propostas, os hatches testados fizeram uma disputa equilibrada. O pódio formado pelos modelos mais recentes mostra o potencial de evolução do segmento.
 
1º CHEVROLET ONIX
O design não é tão ousado quanto o do HB20, mas o Onix 1.4 também é ótimo de guiar. O Chevrolet ficou 2s atrás do Hyundai 1.6 no teste de aceleração, mas compensa com espaço superior ao do rival por R$ 3.000 a menos. O interior é caprichado e o sistema MyLink vale o investimento. Vence pelo bom custo-benefício.
2º HYUNDAI HB20
Pequeno e com motor 1.6 (128 cv), o hatch sul-coreano fez os melhores tempos na pista e mostrou consumo de 1.0: 17 km/l na estrada, com gasolina. Perde pontos pela falta de espaço no banco traseiro, mas a posição de guiar do Hyundai é a melhor desse teste. Pela curiosidade que desperta, é o campeão do voto popular.
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário