Blog Oficial dos Universitários da Região dos Cocais. ( Ciência, Política, Cultura, Economia, Esporte, Social, Gospel, Rotinas Acadêmicas e Variedades) - O Território Cocais - MA abrange uma área de 29.970,40 Km² e é composto por 17 municípios: Buriti Bravo, Lagoa do Mato, São João do Soter, Afonso Cunha, Aldeias Altas, Caxias, Codó, Coelho Neto, Coroatá, Duque Bacelar, Fortuna, Matões, Parnarama, Peritoró, Senador Alexandre Costa, Timbiras e Timon.

terça-feira, 24 de março de 2015

CAXIAS(MA) : 24 DE MARÇO, DIA MUNDIAL DE COMBATE À TUBERCULOSE, VILA DNER EM DESTAQUE.

Por Mouzinho

 24 de Março - Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Os profissionais da unidade básica de saúde (UBS) da Vila DNER realizaram nesta quarta-feira, dia 24, uma ação contra a tuberculose. O objetivo da mobilização é alerta a comunidade sobre os sintomas, forma de contagio e tratamento da doença. A ação ocorre nas ruas da comunidade com distribuição de informativos impressos.

Foto: HMM

A data foi criada em 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch.
Segundo estimativas da OMS, um terço da população mundial está infectada pelo Mycobacterium tuberculosis  e em risco de desenvolver a doença. Há cerca de 8,8 milhões de doentes e 1,1 milhões de mortes por ano no mundo.

O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 82% do total de casos de tuberculose no mundo. Embora seja uma doença passível de ser prevenida, tratada e mesmo curada, ainda mata cerca de 4,7 mil pessoas todos os anos no Brasil.

Cada paciente com tuberculose pulmonar que não se trata, pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano. Alguns fatores contribuem para a disseminação da doença, tais como a pobreza e má distribuição de renda, a AIDS, a desnutrição, as más condições sanitárias e a alta densidade populacional.

Sinais e sintomas
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
 Pessoas com AIDS, diabetes, insuficiência renal crônica, desnutridas, idosos doentes, alcoólatras, dependentes de drogas e fumantes são mais propensos a contrair a tuberculose.
De acordo com o Ministério da Saúde, os sinais e sintomas mais frequentes são:
- Tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus ou sangue;
- Cansaço excessivo e prostração;
- Febre baixa geralmente no período da tarde;
- Suor noturno;
- Falta de apetite;
- Emagrecimento acentuado;
- Rouquidão.

Alguns pacientes, entretanto, não exibem nenhum indício da doença, enquanto outros apresentam sintomas aparentemente simples, que não são percebidos durante alguns meses. Pode ser confundida com uma gripe, por exemplo, e evoluir durante 3 a 4 meses sem que a pessoa infectada saiba, ao mesmo tempo em que transmite a doença para outras pessoas.

A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotículas de saliva que podem ser aspiradas por outro indivíduo.

Prevenção e tratamento
A vacina BCG é obrigatória para menores de um ano, pois protege as crianças contra as formas mais graves da doença. A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. Com 15 dias após iniciado o tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença. O tratamento deve ser feito por um período mínimo de 6 meses, diariamente e sem nenhuma interrupção. O tratamento só termina quando o médico confirmar a cura total do paciente.

 # Com informações AMS

sábado, 21 de março de 2015

CAXIAS (MA): CURSO DE MEDICINA DA UEMA REALIZA A PRIMEIRA CERIMÔNIA DO JALECO

Por Mouzinho





O curso de Medicina do CESC/UEMA realizou, na noite dessa sexta-feira, 20, na Delegacia Regional do CRM, em Caxias, sob coordenação da turma 12 e 13, como atividade de recepção acadêmica a primeira Cerimônia do Jaleco Branco. O evento contou com a participação dos calouros, veteranos e docentes do curso, além de familiares e amigos. A mesa foi composta por convidados de honra, como a diretora do CESC/UEMA professora Valéria Cristina Soares Pinheiro, da diretora do curso de Medicina, a professora Rose Marie Jacome Castelo Gomes, e dos professores Leônidas Reis Pinheiro Moura e Giancarlos de Sousa Lima, e dos representantes estudantis. 

                        Turma 12 e 13. Foto: Iago

                                     Turma de calouros. Foto: Iago


 Alunos veteranos da turma X. Foto: HMM

 Alunas veteranos da turma X. Foto: HMM


                        Alunos veteranos da turma XI. Foto: HMM

                                     Alunos veteranos da turma XI. Foto: HMM

                        Alunos veteranos da turma XII. Foto: HMM


                   Alunos veteranos da turma IX  e XI. Foto: HMM

 Alunos calouros, turma XII. Foto: HMM

 Alunos calouros, turma XII. Foto: HMM
 Alunos calouros, turma XII. Foto: HMM


A cerimônia do jaleco branco é bastante comum na Europa e EUA. Tem como objetivo também despertar no aluno o profissionalismo e a ética. A Cerimônia do Jaleco Branco, que já é uma tradição em algumas escolas de saúde, mas que nunca foi antes realizada na UEMA, marca oficialmente o ingresso do estudante no curso de Medicina. 

O curso de medicina do CESC/UEMA está recebendo sua décima terceira turma, composta por 35 alunos, tendo já formado sete turma, num total de 178 médicos formados.

quinta-feira, 12 de março de 2015

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO(MEC): ESTÃO ASSEGURADOS CONTRATOS DO FIES.

MEC informa que todas as renovações de contratos do Fies estão asseguradas.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, na tarde de hoje (12) nota para tranquilizar os estudantes que ainda não conseguiram renovar o contrato do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Segundo a pasta, todos os que firmaram contratos até 2014 têm assegurado o aditamento. Ao todo, foram renovados mais de 830 mil contratos de um total de 1,9 milhão. O sistema ficará aberto até o dia 30 de abril.

"Todos têm assegurado o aditamento de seus contratos", destaca a nota. A pasta esclarece que, a qualquer momento em que for feito o aditamento, ele vale desde o início do semestre. A lentidão no sistema, enfrentada por alunos, está sendo corrigida, acrescenta o MEC.

O MEC informa ainda que, além das renovações, há vagas para novos contratos, mas não menciona quantas.

Em nota anterior, a pasta ressalta que usa critérios de qualidade, distribuição regional e disponibilidade de recursos para liberar os financiamentos, e que os cursos com nota 5 (avaliação máxima) serão todos oferecidos. Nos que têm notas 3 e 4, são considerados aspectos regionais como, por exemplo, localidades que historicamente receberam menos financiamentos.


O Fies oferece corbertura da mensalidade de cursos em instituições privadas de ensino superior a juros de 3,4% ao ano. O estudante começa a quitar após 18 meses da conclusão do curso. Desde 2010, o Fies acumula 1,9 milhão de contratos e abrange mais de 1,6 mil instituições.

ESTADO DO MARANHÃO: OPORTUNIDADE! CONCURSO DO DETRAN - MA.

Por Mouzinho



O Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Maranhão - DETRAN/MA, por meio do seu Diretor Geral , conforme arts. 148 e 152 do CTB, art. 12 da Resolução nº 168/2004 do CONTRAN, e art. 24 da Resolução nº 358/2010 do CONTRAN torna pública a abertura do procedimento para Processo Seletivo Simplificado para credenciamento e contratação emergencial de EXAMINADORES DE TRÂNSITO que preencham os requisitos constantes deste edital , para atender necessidade temporária de excepcional interesse público, conforme o constante no Processo Administrativo nº. 30386/2015.

quarta-feira, 11 de março de 2015

SÃO JOÃO DO SÓTER: MPC PEDE AFASTAMENTO DA PREFEITA LUIZA ROCHA

Ministério Público de Contas pede afastamento da prefeita de São João do Sóter


A prefeita de São João do Sóter, Luiza Rocha, teve seu afastamento pedido pelo Ministério Público de Contas (MPC) nesta terça-feira (10). A medida cautelar solicitada ao Pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) inclui ainda a decretação da indisponibilidade dos bens da gestora.
A representação assinada pelos quatro procuradores do MPC, Jairo Cavalcanti Vieira, Flávia Gonzalez Leite, Paulo Henrique Araújo dos Reis e o atual Procurador Geral Douglas Paulo da Silva, inclui ainda o pedido de uma segunda medida cautelar determinando a suspensão de todos os pagamentos feitos à empresa prestadora de serviços de transporte escolar no município.
O pedido feito pelo MPC decorre, entre outras razões, da recusa da gestora municipal em assinar o Termo de Ajustamento de Conduta proposto pelos órgãos integrantes da Rede de Controle. A assinatura do TAC é uma das etapas da "Operação Dia T - Pau de Arara", realizada no ano passado nos municípios de Cachoeira Grande, Lago da Pedra, São João do Sóter, Miranda do Norte e Presidente Vargas.

A auditoria no transporte escolar foi realizada pela Controladoria Geral da União (CGU), em parceria com o Ministério Público Federal (MPF), Polícia Federal (PF), Ministério Público de Contas (MPC) e Ministério Público Estadual (MPE). A auditoria avaliou as condições de segurança dos veículos, a qualidade do serviço, o cumprimento das rotas e também as despesas executadas com a prestação do transporte escolar.
 Além de falhas que vão desde a existência de condutores não habilitados até veículos sem o devido licenciamento, a auditoria encontrou licitações e contratos em desacordo com a legislação, subcontratações ilegais de veículos para a função, além de irregularidades diversas nos pagamentos efetuados. A fiscalização compreendeu o período entre janeiro de 2013 e julho de 2014, envolvendo recursos do FNDE, FUNDEB e PNATE.

De acordo com o MPC, as medidas solicitadas se fundamentam no caráter lesivo das despesas e no justificado receio de grave lesão ao erário. “A intenção é evitar que novos fatos lesivos ao erário continuem se verificando”, destaca o procurador Jairo Cavalcanti Vieira. Ele lembra ainda que o descaso do gestor em relação à assinatura do Termo de Ajuste de Conduta é um agravante, pois revela pouca disposição para resolver o problema.

O procurador lembra que, além de danosa ao erário, a situação encontrada, de um modo geral, em todos os municípios auditados, é insustentável do ponto de vista do bem-estar e da segurança dos estudantes da rede municipal, que são expostos diariamente acidentes com potencial de lesão física e morte.

O afastamento temporário de gestor público pelo Tribunal de Contas é amparado pelo art. 71 da Constituiçção Federal e, no caso do TCE maranhense, pela Lei Orgânica da instituição em seu art. 71. Trata-se de procedimento em regime de urgência, antes que seja julgado o mérito da matéria, adotado com o objetivo de impedir que o gestor continue causando prejuízos ao erário.

COM INFORMAÇÕES DO SÍTIO DO TCE-MA