Blog Oficial dos Universitários da Região dos Cocais. ( Ciência, Política, Cultura, Economia, Esporte, Social, Gospel, Rotinas Acadêmicas e Variedades) - O Território Cocais - MA abrange uma área de 29.970,40 Km² e é composto por 17 municípios: Buriti Bravo, Lagoa do Mato, São João do Soter, Afonso Cunha, Aldeias Altas, Caxias, Codó, Coelho Neto, Coroatá, Duque Bacelar, Fortuna, Matões, Parnarama, Peritoró, Senador Alexandre Costa, Timbiras e Timon.

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

CIDADE DE CAXIAS(MA): Estudantes mantêm ocupação do prédio do CESC/UEMA

Por Hérisson Mouzinho



Estudantes da Universidade Estadual do Maranhão, mantiveram, nesta terça-feira(16), a ocupação do prédio do Centro de Estudos Superior em Caxias.


Cerca de 50 alunos de diversos cursos do CESC/UEMA, se reversam e ocupam desde a noite da segunda-feira(15) o prédio da Universidade Estadual do Maranhão em protesto ao atraso do pagamento dos salários dos professores contratados, num total de 48 professores.



                              O Diretório Central dos Estudantes do CESC/UEMA informou também que estão atrasados os salários dos servidores terceirizados da limpeza há dois meses e que ainda não receberam o 13 salários. 


                Segundo o Presidente do DCE/CESC/UEMA, o aluno do curso de física, Diego Antônio Brito Assunção, "a ocupação é por tempo indeterminado até a comprovação do pagamento dos cinco meses de salários atrasados dos professores contratados". 




                   A preocupação dos estudantes é o atraso na liberação das notas do semestre letivo, o que pode acarretar prejuízo na colação de grau dos formandos do corrente ano. A reitoria até o presente momento não se manifestou formalmente junto ao DCE/CESC/UEMA. O acampamento continua no interior do prédio.


Redação: Hérisson Mouzinho/ Informações: herisson.bm@gmail.com

domingo, 30 de novembro de 2014

CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTABELECE CRONOGRAMA DE INSPEÇÃO NAS REPARTIÇÕES POLICIAIS

CNMP estabelece cronograma de inspeção nas repartições policiais

Conselho-Nacional-do-Ministério-PúblicoO Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) divulgou, na última segunda-feira, 24, o cronograma unificado nacional das visitas às delegacias de polícia, institutos médicos legais e institutos de criminalísticas, em 2015.  As inspeções devem ser realizadas por todos os promotores de justiça com atribuição criminal no meses de maio e novembro.         A iniciativa é da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública do CNMP. As informações coletadas serão reunidas em bancos de dados e relatórios para subsidiar as atividades do Ministério Público.
As instruções dos CNMP aos promotores de justiça podem ser acessadas no site do Centro de Apoio do Controle Externo da Atividade Policial do MPMA:

http://www.mpma.mp.br/index.php/centros-de-apoio/apresentacao-controle-externo-da-atividade-policial/menu-material-apoio-promotores-caop-ceap
Redação: CCOM-MPMA

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

BACABAL ESTÁ APTO PARA RECEBER CURSO DE MEDICINA E GOVERNO DESCARTA POSSIBILIDADE DE CURSO DE MEDICINA EM INSTITUIÇÃO PRIVADA EM CAXIAS.

DO G1 MA


Ministério da Educação anunciou nesta quinta-feira, 4, os 39 municípios selecionados para receber cursos de medicina. São cidades com 70 mil habitantes ou mais que não dispunham de curso superior para a formação de médicos. No Maranhão, a cidade que poderá ser contemplada será Bacabal que, conforme o próprio MEC, está apta, mas tem pendências.


Assim como Bacabal, outros seis municípios selecionados têm prazo de seis meses para implementar as adequações recomendadas na rede pública de saúde. Só então poderão se habilitar a sediar os cursos. Está prevista para setembro uma chamada pública de apresentação de propostas pelas instituições privadas de educação superior para a implantação dos cursos de medicina nos municípios selecionados.

As cidades que já estão aptas e devidamente regularizadas estão localizadas em 11 estados de quatro regiões do país. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Henrique Paim, em entrevista coletiva que contou com a presença do Ministro da Saúde, Arthur Chioro, do secretário-executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, e da secretária de regulação e supervisão da educação superior do MEC, Marta Abramo.



O ministro da Educação, Henrique Paim, destacou que o país está inaugurando um novo modelo. Antes, havia demanda das instituições de ensino pela abertura de vagas. Agora, o governo está induzindo a criação dos cursos de medicina. “O anúncio dos 39 municípios habilitados prova que atingimos esse objetivo”, disse Paim. O ministro afirmou ainda que tão importante quanto a expansão das vagas é a preocupação com a qualidade, tanto que foram estabelecidos vários critérios para a seleção dos municípios. “Estamos assegurando que serão cursos de qualidade, com o apoio do poder público municipal.”
Seleção
O processo de seleção e avaliação dos municípios, realizado por uma comissão de especialistas, sob a coordenação da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), começou em outubro de 2013. No total, 205 municípios manifestaram interesse em sediar os cursos e 154 encaminharam a documentação solicitada. Foram pré-selecionados 49. Destes, 39 preencheram os requisitos para receber os cursos e sete têm prazo de seis meses para se adequar.
De acordo com a secretária Marta Abramo, os critérios para seleção dos municípios buscam a interiorização dos cursos de medicina. “Para participar do edital, os municípios deveriam ter população superior a 70 mil habitantes, não ser capital de estado e não ter cursos de medicina no seu território”, disse. “Outra preocupação foi com os equipamentos de saúde, como ao menos cinco leitos SUS [do Sistema Único de Saúde] disponíveis por aluno, mínimo de três programas de residência médica e hospital de ensino ou unidade hospitalar com potencial para hospital de ensino.”

Seleção
O processo de seleção e avaliação dos municípios, realizado por uma comissão de especialistas, sob a coordenação da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), começou em outubro de 2013. No total, 205 municípios manifestaram interesse em sediar os cursos e 154 encaminharam a documentação solicitada. Foram pré-selecionados 49. Destes, 39 preencheram os requisitos para receber os cursos e sete têm prazo de seis meses para se adequar.

terça-feira, 29 de julho de 2014

Privados de liberdade fazem prova para obter certificado do ensino fundamental

AGENCIA BRASIL

 Yara Aquino – Repórter da Agência Brasil Edição: Denise Griesinger
 

Na busca de obter a certificação de conclusão do ensino fundamental, jovens que cumprem medidas socioeducativas e pessoas privadas de liberdade fazem hoje (29) a prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2014. São 34 mil inscritos para fazer as provas ao longo do dia.

O exame é aplicado às pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir o ensino fundamental na idade apropriada e o candidato deve ter no mínimo 15 anos na data da aplicação da prova. Pela manhã, os inscritos fazem as provas de ciências naturais, história e geografia. No turno da tarde, as provas serão de matemática, língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação.

Os gabaritos dos testes serão divulgados até quinta-feira (31) , na internet, na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os responsáveis pedagógicos das instituições socioeducativas e unidades prisionais terão acesso aos resultados dos participantes.

O Encceja é oferecido pelo Inep desde 2002 para jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir os estudos em idade própria. Por meio do exame, que também é oferecido a residentes no exterior, os participantes podem obter a certificação de ensino fundamental e médio. Quem vive no Brasil pode obter apenas a certificação do ensino fundamental já que a de nível médio é conferida por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para o ensino médio, a exigência é ter 18 anos completos na data de realização do exame.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Ministério do Turismo abre inscrições para 110 bolsas de estudo no exterior

DO OIMPARCIAL

Os estudantes brasileiros que desejam se qualificar profissionalmente fora do país terão o apoio do Ministério do Turismo. Com o objetivo de contribuir com a boa formação de profissionais bilíngues, o MTur oferece 110 bolsas de estudo para alunos matriculados em cursos de bacharelado, licenciatura ou tecnólogo em Turismo e/ou Hospitalidade.

Os cursos de qualificação profissional serão oferecidos por instituições de ensino da Espanha e Inglaterra. O bolsista receberá ajuda de custo de 300 euros, auxílio-deslocamento, alojamento e seguro-saúde. Para concorrer a uma das 60 bolsas de estudo para a Espanha ou 50 para o Reino Unido, o estudante deve se inscrever em apenas um dos processos seletivos.

As inscrições podem ser feitas até 31 de julho, pelo site da Capes. Além de estar matriculado em um curso na área, o interessado também precisa ter obtido nota no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) igual ou superior a 600 pontos, em exames realizados entre 2009 e 2013, e comprovar a proficiência em inglês ou espanhol.

Com duração aproximada de três meses, os cursos incluem disciplinas ligadas ao setor turístico, com destaque para liderança, inovação, gestão da qualidade, marketing, hotelaria, eventos, gastronomia e idiomas. Também serão desenvolvidas atividades práticas em empresas do ramo, que darão aos bolsistas uma oportunidade de enriquecer sua experiência internacional. O projeto conta com o apoio operacional da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

“A escolha do Reino Unido e da Espanha como parceiros neste projeto se deve ao fato de que ambos são países com intenso fluxo turístico, reconhecidos como importantes receptores. Além disso, têm reconhecimento pela qualidade de suas instituições de ensino superior”, destaca o ministro do Turismo, Vinicius Lages.

Os estudantes interessados em participar do processo seletivo para as bolsas podem consultar os editais nº 01/2014 (Espanha) e nº 02/2014 (Reino Unido), publicados no último dia 14 de julho no Diário Oficial da União. Mais informações devem ser obtidas por e-mail (bolsa@turismo.gov.br) e pelo telefone (61) 2023-8293.

O projeto pioneiro de qualificação profissional aconteceu em Portugal, em 2013, com 50 estudantes brasileiros bolsistas, com aulas práticas e teóricas sobre diversos aspectos do turismo, além de curso de aperfeiçoamento em língua inglesa.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

UFMA realiza aula inaugural do curso de Medicina em Pinheiro e Imperatriz.

 

DO CAMPUS UFMA - SÃO LUÍS-MA

 

A solenidade será realizada nos dias 4 e 8 de abril, respectivamente

SÃO LUÍS – A Universidade Federal do Maranhão realiza nos dias 4 e 8 de abril, nos Campus de Pinheiro e Imperatriz, respectivamente, a aula inaugural do Curso de Medicina, que será ministrada pelo Reitor Natalino Salgado, no qual vai reunir os 80 estudantes aprovados por meio do Enem/SiSU 2014, para o primeiro semestre letivo.
O quadro de professores para o curso é composto de mestres e doutores nas áreas de biologia, odontologia, terapia, farmácia, psicologia, enfermagem, além de medicina, totalizando 27 professores que atuarão no Curso, no qual todos estes docentes passaram por uma semana de acolhimento, cuja programação incluiu o planejamento de atividades acadêmicas, debates e apresentação da estrutura regimental da UFMA.
Para dinamizar as atividade do Curso de Medicina, estão sendo construídos dois prédios em cada campus no qual vai funcionar a coordenação do curso, bem como as aulas práticas e teóricas. A estrutura dos prédios serão compostas por laboratórios, salas de aulas climatizadas, auditórios e toda a infraestrutura necessária para o bom funcionamento do Curso, além do trabalho conjunto do Hospital Universitário da UFMA, junto com a coordenação do Curso de Medicina e da Equipe Local de Saúde, que estão visitando as Unidades Básicas de Saúde escolhidas pela Equipe de Implantação do Curso de Medicina para a residência dos acadêmicos.
A implantação deste curso, tanto em Pinheiro quanto em Imperatriz, faz parte de uma conjuntura nacional fomentada pela política Nacional de Expansão das escolas Médicas do Ministério da Educação (MEC).

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

PREFEITURAS DE PARAIBANO(MA) E BURITI BRAVO(MA) DIVULGAM EDITAIS DE CONCURSO PÚBLICO



 Concurso Público de Paraibano - MA

A Prefeitura Municipal de PARAIBANO, no uso de suas atribuições legais, e em atenção ao que dispõe as Leis Municipais 05/2005 e 90/2013 faz saber que realizará através do INSTITUTO MACHADO DE ASSIS, Concurso Público para Provimento de Vagas por meio de Provas, existentes no Quadro de Pessoal da Prefeitura obedecendo às disposições legais e que se regerá de acordo com as normas relativas à sua realização e com as Instruções Especiais que ficam fazendo parte integrante deste Edital.

O Concurso Público será regido por este Edital, seus Anexos e eventuais retificações, caso existam, e realizado sob inteira responsabilidade, organização e controle do INSTITUTO MACHADO DE ASSIS, doravante denominada de Organizadora do Processo.
Os cargos objetos do Concurso Público, juntamente com total de vagas, carga horária e pré-requisitos encontram-se especificados no ANEXO I deste Edital.
O candidato deverá observar, rigorosamente, o presente Edital e os comunicados a serem informados no endereço eletrônico www.institutomachadodeassis.com.br, vindo tais documentos a constituir parte integrante deste Edital. Os aprovados no Concurso Público, objeto deste Edital, para os cargos públicos inseridos no âmbito da Administração Municipal, quando nomeados, estão submetidos às normas e condutas estabelecidas na, Lei Orgânica do Município e nas leis municipais vigentes. 



Concurso Público de Buriti Bravo - MA

O Prefeito Municipal de Buriti Bravo, Estado do Maranhão, no uso de suas atribuições legais e constitucionais, TORNA PÚBLICA a realização de CONCURSO PÚBLICO, destinado a selecionar candidatos para o provimento de cargos vagos existentes, do quadro perman

Iniciar Inscrição (não disponível! Verifique abaixo o prazo.)

Período das inscrições: de 06/01/2014 até 24/01/2014.
Pagamento até 26/01/2014
O Prefeito Municipal de Buriti Bravo, Estado do Maranhão, no uso de suas atribuições legais e constitucionais, TORNA PÚBLICA a realização de CONCURSO PÚBLICO, destinado a selecionar candidatos para o provimento de cargos vagos existentes, do quadro permanente de pessoal do Município de Buriti Bravo, nos termos da legislação vigente Constituição Federal e das normas estabelecidas neste Edital. O Concurso Público será regido por este Edital, seus Anexos e eventuais aditamentos, assim como pelas instruções, comunicações e convocações deles decorrentes, obedecidas as legislações pertinentes e sua execução, realizar-se-á sob a responsabilidade da Empresa FUNDAÇÃO MADRE JULIANA, situada na Rua Miracema, n.º 4659, Bairro Santa Luzia, CEP: 64020-017 em Teresina – Piauí.